Prevenção e tratamento de calos e calosidades

Como prevenir e tratar calos e calosidades

Prevenção e tratamento de calos e calosidades

Já viu a​lgum beb​é com calos ou calosidades?


Os calos e calosidades são uma resposta natural do corpo a um estímulo de pressão ou fricção repetitiva na pele. Os pés dos bebés não estão sujeitos a pressão ou fricção repetitiva, logo é normal que não tenha visto! Assim podemos indagar que sempre que estes dois estímulos não estão presentes não existem calos ou calosidades. 

A origem dos calos está então relacionada com atividades ou situações que causam pressão e fricção, as mais frequentes são:

• Uso de sapatos apertados ou inadequados, que podem causar pressão e fricção nos pés;

​• Caminhar ou ficar em pé por longos períodos, pode aumentar a pressão em determinadas áreas dos pés;

​• Deformidades ou desalinhamento dos pés ou problemas de marcha, podem causar uma distribuição irregular do peso corporal nos pés, aumentando a pressão em algumas áreas do pé;

​​• Excesso de peso, que pode aumentar a pressão sobre os pés;

​​• Atividades físicas intensas de impacto ou repetitivas, como corrida ou dança, que podem causar fricção e pressão excessiva.


Como podemos prevenir calosidades ou calos?


Se a etiologia dos calos e calosidades está relacionada com atividades ou situações que causam pressão e fricção repetida da pele, a eliminação deste estímulos será a melhor forma de prevenção para conseguir manter sempre pés de bebé. Isto quer dizer que a melhor forma de prevenção de calosidade e calos será tomar medidas para elimação da pressão e da fricção que os seus pés estão sujeitos nas atividades que faz diariamente. Caso não seja possivel deve então adotar medidas que minimizem essa pressão ou fricção. 

Como elimi​nar a pressão: 

Caso - Uma pessoa que tem um joanete no pé direito e tem um calo no 5 dedo do pé. No trabalho usa umas botas número 42 e só sente apertado o pé direito. 

Possivelmente o calo está a ser desencadeado pelo excesso de pressão que a deformidade do pé faz no calçado, originando pressão contra lateral e forma um calo no 5 dedo. 

A forma mais rápida de prevenir o reaparecimento do calo seria comprar um calçado mais largo e assim estariamos a eliminar a pressão. Outra forma de intervenção seria recorrer a um médico ortopedista para fazer uma correcção cirurgica do joanete. Desta forma o pé voltava a ter uma forma normal e diminiuido a sua largura e consequentemente a pressão exercida no 5 dedo e não seria necessário comprar calçado mais largo. 


Como elimi​nar a fricção: 

Caso - Continuando o caso anterior, ao comprar as botas mais largas que solocionaram o problema da pressão no pé direito trouxe outro problema para a mesma pessoa. Passado algum tempo desenvolveu uma calosidade na região inferior lateral do hallux esquerdo por fricção, pois a bota do pé esquerdo ficou larga. 

A forma de se conseguir prevenir o reaparecimento desta calosidade poderia ser apertar bem a bota, para a adaptar bem ao pé, usar uma palmilha de gel ou dois pares de meias com a intenção novamente de adaptar bem o pé ao calçado e minimizar ou eliminar a fricção.



Tratamento de calos e calosidades

O tratamento de calos e calosidades por remoção mecãnica e por um  profissional é a forma mais rápida e eficaz para permitir um alívio quase imediato da dor e desconforto, garantindo uma melhor mobilidade, mas não previne o reaparecimento. No tratamento dos calos e calosidades é muito importante, como já referido anteriormente, identificar e tratar a causa subjacente para evitar novo aparecimento.

Tratar os calos e calosidades precocemente é importante para prevenir o agravamento dos mesmos e problemas futuros, dores, limitações, desconfortos e a possibilidade de infeções. 

Se você estiver a enfrentar problemas persistentes ou recorrentes de calos e calosidades, temos serviços de tratamento e prevenção especializados que podem ser uma opção útil para ajudá-lo a eliminar este problema. 


Partager cet article
Archiver
Tratamento de fissuras e hiperqueratose no calcanhar (calcanhar rachado, calcanhar gretado)
Tratamento de calcanhar rachado ou calcanhar gretado