Calos e Calosidades: Entender, Prevenção e Tratamento

Calos e calosidades são formações de pele espessa que surgem como resultado do atrito ou pressão repetida em determinadas áreas do corpo, principalmente nos pés. 

Nesta página tentamos responder a algumas preguntas mais frequentes sobre calos e calosidades, prevenção e tratamento de calos e calosidades .

Envie mensagem 

​O que são calos e calosidades ?

calo profundo

Calos

O dicionário médico enciclopédico define calos como um espessamento hipertrófico, por acumulação de queratina, de uma área circunscrita da camada córnea da pele, podendo ser duro ou mole de acordo com a localização. 

Simplificando a definição será um espessamento da camada mais externa da pele podendo ser mole ou duro. Os calos duros normalmente têm núcleo córneo de forma cónica que vão da superfície exposta até à derme. Os calos moles normalmente aparecem no espaço interdigital (entre os dedos) e são moles devido à humidade. 

calosidade plantar

Calosidades

Relativamente às calosidades são definidas como sendo um espessamento e hipertrofia circunscrita da camada córnea da pele, com forma oval ou alongada de cor amarela ou acastanhada, ligeiramente elevada com superfície lisa e polida, surgindo em superfícies flexoras, causadas por fricção, pressão ou outro tipo de ação. Ou seja as calosidades são camadas espessas de pele de maior diâmetro e menos profundas. Normalmente surgem em regiões flexoras e estão mais relacionadas com a fricção   

FAQs

Porque ganhamos calos e calosidades? 

Os calos e calosidades formam-se quando a pele é submetida a atrito, pressão ou fricção repetitiva. As células da pele acumulam-se para proteger a área afetada, formando uma camada grossa e dura de pele. São mais comuns nos pés e mãos e podem ser dolorosos.

Qual a causa de calos e calosidades nos pés? 

Os calos nos pés são geralmente causados:

  • pelo uso de calçados inadequados ou muito apertados, 

  • caminhar descalço em superfícies ásperas, 

  • excesso de peso ou obesidade, 

  • pé chato ou pé cavo, 

  • problemas ou deformações ósseos,

  • atividade física intensa pode aumentar o atrito nos pés, resultando em calos,

  • atividades que requerem muitas muitas horas em pé, que aumentam a pressão em areas especificas do pé.

Qual é a melhor maneira de prevenir calos e calosidades?

A melhor maneira de prevenir é eliminar a fonte de atrito, fricção ou pressão. As medidas mais eficazes são usar sapatos confortáveis e bem ajustados, meias adequadas, protetores de calos ou palmilhas. Veja também no nosso blog o post "Prevenção e tratamento de calos e calosidades".

Como tratar calos nos pés?

Os tratamentos disponíveis para calos incluem o uso de produtos tópicos para amaciar a pele, como cremes com ureia e a remoção mecânica dos calos por um profissional de saúde. Veja o nosso artigo "Calos nos Pés - Como Tratar definitivamente"

É seguro remover calos em casa?

A remoção de calos em casa principalmente se forem calos profundos ou com núcleo pode ser arriscada, pois pode resultar em lesões na pele e infecções. É melhor procurar um profissional de saúde qualificado para remover calos e tratar os seus pés, como uma calista.

Como saber se um calo é grave e requer atenção médica?

Se um calo causar dor intensa, inchaço, estiver vermelho, quente ou com drenagem, pode ser um sinal estar com infecção. Nesse caso, é importante procurar um profissional imediatamente.

Quanto tempo leva para os calos desaparecerem após o tratamento?

O tempo que leva para os calos desaparecerem após o tratamento depende da gravidade do calo e do tipo de tratamento. Pode levar de alguns dias a algumas semanas para os calos desaparecerem completamente. 

Relativamente ao tipo de tratamento a remoção mecânica ou manual do calo é o tratamento mais rápido e eficaz, o calo normalmente desaparece logo após o tratamento. O uso de produtos farmacológicos demoram dias a atuar e muitas vezes ainda será necessário recorrer a um profissional para remover o calo, principalmente quando são calos profundos ou com núcleo.  

O que devo fazer se o calo voltar depois do tratamento?

Se o calo voltar após o tratamento, é importante identificar a causa subjacente e tomar medidas preventivas para evitar que ele se volte a formar. Identifique quais as fontes de pressão ou fricção que o estão a originar. Caso seja um calo recorrente e frequente procure um profissional que o ajude a identificar as causas e medidas preventivas.

É possível evitar que os calos voltem a aparecer depois do tratamento?

Sim, é possível evitar que os calos voltem a aparecer depois do tratamento, tomando medidas preventivas, como usar sapatos confortáveis e bem ajustados, meias adequadas e protetores de calos.

Existem diferenças no tratamento de calos nas mãos e nos pés?

O tratamento de calos nas mãos e nos pés é semelhante, mas a remoção de calos nos pés pode ser mais difícil devido à espessura da pele e ao atrito constante.

Os calos podem ser um sinal de outras condições médicas?

Os calos podem ser um sinal de outras condições médicas, como deformidades ósseas ou artrite. Se os calos forem persistentes ou acompanhados de outros sintomas, é importante procurar a opinião de um profissional para um diagnóstico adequado.


Visite-nos podemos ajudar a tratar os calos e calosidades dos os seus pés, deixando-os sem dores, macios, saudáveis e bonitos novamente. 
Ligue  933777533