Prevenção e tratamento do calcanhar rachado, calcanhar gretado ou pé rachado com 3 cuidados simples e eficazes.

Ter estes cuidados regulares após os nossos tratamentos é a melhor forma evitar recidivas de fissuras e gretas nos pés.

Porque Gretam os pés?

Então por que gretam os pés? Os nossos pés estão sujeitos diariamente a várias agressões, como pressão, atrito, fricção e desidratação. Quanto mais sujeitarmos os nossos pés a estas agressões maior será a possibilidade da pele ficar seca, sem elasticidade e gretar. 

A pele dos pés nessas condições (seca e sem elasticidade) e a ser sujeita a pressão constante do peso do corpo facilmente vai desenvolver fissuras ou gretas, surgindo os problemas vulgarmente chamados por: calcanhares gretados, calcanhares rachados, pés rachados, fissuras nos calcanhares ou gretas nos calcanhares.


Como tratar ou prevenir o calcanhar gretado ou rachado com 3 cuidados simples e eficazes:

1 - Faça esfoliações regulares 

As esfoliações regulares são importantes para remover as camadas mais externas da pele e se conseguir hidratar melhor a pele. Inclua a esfoliação dos pés na sua rotina de higiene, uma a duas vezes por semana. Ao remover as células mortas da pele, você promove a suavidade e previne a acumulação de pele morta que pode levar às gretas ou rachaduras. 

Pode optar por esfoliações químicas ou mecânicas. 

Esfoliação química  

Os resultados são mais demorados e envolve o uso de produtos químicos. Um exemplo de um produto de esfoliação química é esta máscara de tratamento de pele para pés, que apresenta bons resultados, tem uma avaliação de 4,4 ou seja quase ​ em mais de 68000 avaliações. É simples de fazer, basta aplicar o produto deixar atuar 60 min e a pele vai saindo nos dias seguintes. Mais informação no site do produto. 

Esfoliação mecânica 

Apresenta resultados imediatos, envolve o uso de partículas físicas, como grânulos, escovas, limas  ou esponjas para remover fisicamente as células mortas da pele. 

O kit de artigos da imagem que se segue pode ser uma boa opção para cuidar dos seus calcanhares gretados ou rachados em casa. Este kit tem um removedor elétrico de peles e várias limas de inox e também pode ser usado para tratamento de calos. Para ver mais características click na imagem.


Kit de tratamento de calcanhar gretado


Essa técnica é indicada para quem quer obter resultados mais rápidos. A utilização destes produtos deve ser mais intensa nas áreas mais secas e espessas. 

Como fazer a esfoliação com este Kit:

  1. Em casos em que existe uma camada muito espessa de pele para ser removida, os banhos de pés podem ser uma opção para facilitar a remoção de uma grande espessura de pele. Para isso mergulhe os pés em água morna por alguns minutos (pode acrescentar sabão liquido), para amolecer a pele e depois faça a esfoliação mecânica, com uma lima de inox. 
  2. De seguida use o removedor elétrico de peles com uma lixa de menor gramagem se a pele ainda estiver espessa e vá diminuindo a gramagem da lixa é medida que vai ficando menos espessa e assim também dá um acabamento mais profissional à pele. 
  3. Por fim lave os pés para retirar todos os restos de pele, seque e aplique o creme hidratante ou um creme reparador.

Nota: remova a pele gradualmente, não remova demasiada pele de uma só vez, pois pode causar ferimento ou colocar a pele muito sensível.


2 - Hidratação da pele

A hidratação começa de dentro para fora. Beba bastante água ao longo do dia para manter a pele e todo o corpo hidratados. 

Mantenha a pele dos pés hidratada regularmente, mesmo quando não estiver enfrentando problemas de gretas ou rachaduras. Isso ajudará a evitar que a pele fique seca e a formação de fissuras. 

Aplicar um hidratante logo a seguir ao banho ajuda a conservar mais a humidade natural da pele e a manter a elasticidade. Depois de tomar banho, não se esqueça de hidratar os pés, especialmente os calcanhares. Aplique um creme ou loção hidratante para os pés, para reter a humidade e manter a pele macia. Essa etapa é crucial para manter os calcanhares suaves, sem gretas ou rachaduras.
Se já tem fissuras, calcanhares gretados ou rachados o uso de um creme reparador é certamente a melhor opção para aplicar após a esfoliação. Na imagem seguinte tem um exemplo de creme de uréia 25% e ácido lático que promove a reparação da pele, hidrata e nutre com efeitos rápidos para este problema. Para ver mais características click na imagem. 

 

Fazer hidratação dos pés antes de dormir é uma das melhor formas de hidratar a pele dos seus pés.  Para isso aplique uma camada espessa de creme hidratante nos pés, especialmente no calcanhar. Coloque meias de algodão limpas e deixe o creme agir durante a noite. Isso ajuda a reter a humidade e suavizar a pele. 

Em alternativa pode usar meias hidratantes de calcanhar. Click na imagem para ver mais características.


Evite exposição excessiva dos seus pés a ambientes secos e quentes, como também a banhos prolongados de água quente pois vão contribuir para que a pele fique seca e desidratada. 

3 - Use calçado confortável 

Normalmente as sapatilhas de corrida tem as características adequadas para a prevenção deste problema pois são confortáveis e possuem amortecimento extra, diminuindo assim a pressão no calcanhar e o risco da pele rachar. Selecionamos dois modelos com as propriedades mais adequadas á prevenção deste problema. Para ver mais características click na imagem (modelo branco homem e modelo preto mulher).

 

O calçado que se adapta bem aos pés ajuda a fazer a distribuição mais uniforme da pressão. Menos pressão menor a probabilidade da pele ganhar fissuras ou gretas. Uma das principais causas do calcanhar gretado ou rachado é usar calçados desconfortáveis ou que não se ajustam corretamente. Opte por calçado que ofereça suporte adequado e amortecimento aos seus pés. Isso ajudará a evitar pressão excessiva nos calcanhares, reduzindo o risco de gretas e rachaduras.


Conclusão

Ter estes cuidados regulares principalmente depois dos nosso tratamento ao calcanhar gretado ou rachado é a melhor forma de assegurar o bem-estar e evitar recidivas de fissuras, gretas ou rachaduras.
Em alguns casos, pode ser difícil prevenir as fissuras nos calcanhares, apesar dos cuidados adequados, especialmente em épocas do ano em que a pele dos pés fica mais desidratada, como no verão, ou em momentos em que há maior pressão nos pés devido a longas horas de trabalho em pé. O tratamento adequado deste problema engloba 3 passos simples fazer uma esfoliação da pele, hidratar bem a pele e usar calçado adequado.

Se você estiver a enfrentar problemas persistentes ou recorrentes de calcanhares gretados, calcanhares rachados, pés rachados, fissuras nos calcanhares ou gretas nos calcanhares, e não consegue resolver em casa, temos serviços de tratamento e prevenção destes problemas que podem ser uma opção útil para ajudá-lo a eliminar este problema. 

Compartilhe este post
Arquivo
Prevenção e tratamento de calos e calosidades
Como prevenir e tratar calos e calosidades