Como remover calo com núcleo?

Para remover um calo com núcleo a sequência de procedimentos de tratamento será idêntico ao tratamento de calos profundos.

Como Remover Calos com Núcleo?

Os calos com núcleo geralmente também são calos profundos e por vezes bastante profundos. 

Como são calos com uma camada córnea muito dura e cilíndrica que penetra na pele, a utilização de uma goiva n.º 5 ou 3 poderá ser mais indicada e eficaz para remover todo o núcleo do calo (na imagem podemos ver o núcleo extraido). núcleo de calo extraido A forma da goiva acompanha a forma cónica do núcleo e normalmente consegue-se uma extração mais profunda do núcleo, sem traumatismo e sem que se tenha de fazer um desbridamento muito profundo da pele periférica. 

Para remover um calo com núcleo a sequência de procedimentos de tratamento será idêntico ao tratamento de calos profundos. 


Sequência de procedimentos para remover calos com núcleo: 

Para tirar um calo com núcleo normalmente é usada a seguinte sequência de procedimentos:

1. Lavagem da região

  • A lavagem da área afetada é uma forma de remover grande parte dos microorganismos da pele.

2. Desinfeção da região 

  • Como existe risco acrescido de lesão da pele é fundamental fazer uma boa lavagem e desinfeção de toda a região envolvente do calo com uma solução à base de iodo ou clorexidina, de forma a se minizar o risco de infeção).

3. Corte ou limagem 

  • Nas situações de calos com núcleo é sempre necessário o uso de um bisturi, uma goiva para fazer o corte cuidadoso do calo e ou limagem. 
  • Como já dissemos a utilização de uma goiva n.º 5 ou 3 poderá ser mais indicada e eficaz para remover todo o núcleo do calo. 
  • Veja a sequência de imagens relativamente ao tratamento de um calo com núcleo e o resultado final, após remover o núcleo.


4. Desinfeção posterior 

  • Após o passo anterior caso exista lesão da pele deve ser feita nova desinfeção da pele com uma solução à base de iodo ou clorexidina. 

5. Aplicação penso (se existir lesão da pele) ou de hidratante.

Destacamos que este tratamento é praticamente indolor e tem efeitos quase imediatos no alívio da dor. 

Neste tipo de tratamentos também pode ser recomendado o uso posterior de medicamentos tópicos, para ajudar a retirar a pele dura e morta que não foi possivel retirar. 

Sequência de imagens tratamento de um calo com núcleo

Na imagem podemos ver a fase inicial da remoção de um calo com núcleo com uma goiva. 

como remover calo com núcleo fase inicial

Na imagem seguinte vemos a local de cerca de 5mm que ficou após a remoção do núcleo. Também se pode verificar que não houve traumatismo da pele saudável.

como remover calo com núcleo

Em situações em que o núcleo é muito profundo é necessário desbridar e disfarçar a pele periférica. A imagem seguinte mostra o resultado final. 

pé já sem calo com núcleo


Pela complexidade e os riscos envolvidos no tratamento deste tipo de calos aconselhamos fortemente que a remoção de calos profundos nos pés seja feita apenas por um profissional qualificado. Tentar remover estes calos em casa pode levar a complicações graves, incluindo infecções na pele, no osso e a danos permanentes na pele.

Veja também outras formas de tratamento prevenção de calos e calosidades no nosso artigo  Como tratar calos e calosidades?


Compartir
Archivar
Unhas Encravadas: Causas, Sintomas e Tratamento