Calos nos Pés - Como Tratar? ou Eliminar Definitivamente?

Os calos e calosidades nos pés são problemas comuns e incapacitante que afetam muitas pessoas, mas felizmente existem tratamentos eficazes disponíveis. Neste artigo vamos falar dos melhores métodos para prevenir, tratar ou eliminar definitivamente calos e calosidades dos pés e ou nos dedos dos pés.

O melhor método para tratamento definitivo de calos e calosidades nos pés vai depender da gravidade do problema. 

Para casos leves, algumas medidas de autocuidado podem ajudar a aliviar o desconforto, a reduzir o tamanho e até mesmo tratar os calos e calosidades. 

Em casos mais graves, recorrer a um profissional qualificado como um calista poderá ser a opção mais acertada, rápida, eficaz e econômica para eliminar o problema. 

Assim as questão que se coloca é:

Como eliminar calos definitivamente?

De seguida vamos abordar algumas opções de tratamento e prevenção para conseguir tratar ou eliminar calos e calosidades definitivamente dos seus pés: 

Para eliminar calos definitivamente pode necessitar de apenas uma das seguintes opções ou o conjunto das 4:

​1. Autocuidado

​2. Calçado adequado e protetores (palmilhas, pensos,...)

​3. Tratamentos tópicos para calos e calosidades

​4. Tratamento de calos e calosidades por um profissional

1. Autocuidado

Em alguns casos iniciais de calos e calosidades, medidas simples de autocuidado podem ser eficazes no tratamento e prevenção de calos e calosidades. 

  • Lavar e hidratar os pés diariamente 
    • Lavar e hidratar os pés diariamente também é fundamental para manter a pele saudável e prevenir o surgimento de calos e calosidades.  A limpeza regular e a hidratação adequada dos pés são fundamentais para manter a pele macia e prevenir a acomulação de camadas de pele que podem levar ao surgimento de calos ou calosidades.


  • Troca frequente de sapatos 
    • Procure alternar o uso de diferentes pares de sapatos diariamente, ou até mesmo mais de uma vez por dia, para evitar a pressão constante nos mesmos pontos do pé. 
  • Retirar o calçado e calçar uns chinelos
    • Outra forma muito eficaz de aliviar a pressão nos pés é quando chegua a casa, retirar o calçado e calçar uns chinelos confortáveis e arejados ou andar descalço. Estas práticas também ajudam a reduzir a humidade nos pés e previnem o desenvolvimento de micoses.
  • Tratamento de calos e calosidades em casa 
    • Quando já tem calos e ou calosiaddes pode iniciar o tratamento por desbastar e suavizar a pele endurecida, para isso vai necessitar de pedras-pomes, lixas ou limas ou um 

 

Kit de pedicure com várias lixas e limas.  
   
    • Pode também optar por usar uma removedor elétrico com lixas ou limas de inox, que facilita o processo de desbaste do excesso de pele e dá uma acabamento mais uniforme e profissional da pele desbastada. Pode ver um exemplo de um remover elétrico na imagem seguinte, click na imagem para ver as crateristicas do Kit de tratamento para os pés

   

    • Colocar os calos e calosidades durante algum tempo em água morna pode facilitar a tarefa de desbaste. É importante fazer o desbaste da pele com cuidado, evitando ferir a pele saudável. 


 

2. Calçado adequado e protetores (palmilhas, pensos,...)

Como escolher calçado adequado?

  • Opte por calçado confortável, que seja adequado ao formato do seu pé em comprimento, largura e altura. O calçado deve proporcionar espaço suficiente para o pé, os dedos e ter uma altura de salto baixa. Evite sapatos apertados, largos demais, de salto alto ou com costuras mal posicionadas,  pois essas costuras podem causar pressão excessiva e fricção nos pés, levando ao surgimento de calos ou bolhas. 
  • Protetores
    • Os mais usados são: 
  • Estes produtos quando combinados com o calçado adequado podem ajudar a eliminar, reduzir ou redistribuir a pressão da área afetada dos pés, reduzindo assim o atrito, pressão e a formação de calos e calosidades. Deve estar desperto que o desconforto pode não desaparecer imediatamente ou nos dias seguintes mas deve diminuir, mas deve estar bastante melhor em 3 ou 4 dias.  Isto acontece porque muitas vezes o pé ou as articulações estão doridas e inflamadas. 
  • É importante consultar um profissional para avaliar seus pés caso os sintomas persistam ou tenha calos ou calosidades recorrentes, pois o uso de protetores pode aumentar a pressão nos seus pés se o seu calçado não for adequado.

3. Tratamentos tópicos para calos e calosidades

Os tratamentos tópicos de calos demoram alguns dias a fazer efeito e requerem a aplicação diária ou mais de uma vez por dia durante vários dias. Normalmente são menos eficazes que os tratamentos profissionais.

São mais indicados para calos em fase inicial e menos profundos, que não causem limitações nas tarefas diárias.

Caso tenha calos ou calosidades recorrentes que lhe causam dores, limitações e necessita de um tratamento rápido e eficaz não deixe de ler o ponto seguinte.

  • Tipos de tratamentos tópicos para calos e calosidades
    • No mercado existem diversos produtos disponíveis para tratamento tópicos de calos e calosidades:
    • Estes produtos normalmente contêm ingredientes como ácido salicílico ou ureia, que ajudam a remover as camadas de pele morta. O objetivo destes produtos é  amolecer e suavizar a pele endurecida dos calos e calosidades para ser mais fácil a sua remoção..
    • É importante seguir as instruções de uso do produto e procurar orientação profissional antes de iniciar qualquer tratamento tópico se tiver problemas de saúde como diabetes ou déficits circulatórios.

4. Tratamento de calos e calosidades por um profissional

  • Se busca resultados rápidos de alívio das dores, eficazes na resolução do problema existente e estéticamente bastante mais agradáveis, deve mesmo considerar como primeira opção um tratamento por um profissional. 
  • Outras situações em que deve recorrer a um proffissinal são: quando os calos são persistentes, dolorosos, recorrentes ou calos profundos, é aconselhável procurar um profissional experiente, como um calista ou podologista, para um tratamento mais avançado ou especializado. 
  • Esses profissionais possuem técnicas específicas para remover calos e calosidades de forma segura e eficaz. Normalmente é um procedimento rápido e indolor. Neste procedimento utilizam instrumentos como bisturis, goivas e limas para fazer a remoção dos calos e calosidades. 



  • Além disso, eles podem oferecer aconselhamento mais específico sobre prevenção e cuidados adicionais como calçado adequado e próteses preventivas  para manter os pés saudáveis sem calos ou calosidades. 
  • Existem situações em que os calos e calosidades são recorrentes e originados por alterações morfológicas dos ossos e articulações dos pés, como o caso de joanetes, que vão aumentar a pressão em áreas específicas dos pés. Nestas situações em que não se consegue prevenir o reaparecimento de calos e calosidades com calçado adequado ou protetores, poderá estar indicado uma cirurgia ortopédica para correção da morfologia óssea.  
  • Esteja atento aos seus sinais e sintomas dos seus pés. Trate imediatamente qualquer dor,  lesão ou desconforto, um tratamento precoce é sempre mais eficaz.

Conclusão

Seguindo estas medidas de prevenção e adotando os tratamentos adequados, é possível aliviar e eliminar calos e calosidades existentes, evitando que voltem a aparecer. Lembre-se de que cada pessoa é única, caso perceba algum problema persistente é importante consultar  a orientação de um profissional especializado para uma avaliação e tratamento adequado às suas necessidades individuais.


Partager cet article
Archiver
How to get rid of deep calluses on feet that hurt?
Treating deep calluses on the feet or removing a corn with a core is a complex treatment and involves risks.