Como Acabar com Rachaduras nos Pés Rápido - Guia prático

As rachaduras nos pés, também conhecidas como calcanhar rachado ou calcanhar gretado, são um problema comum que afeta muitas pessoas.  Neste guia, vamos fornecer dicas e um passo a passo para acabar com as rachaduras nos pés de forma rápida e eficaz.

As rachaduras nos pés, também conhecidas como calcanhar rachado ou calcanhar gretado, são um problema comum que afeta muitas pessoas. Além de serem desconfortáveis, essas rachaduras podem levar a complicações mais graves se não forem tratadas adequadamente. Neste guia, vamos fornecer dicas e um passo a passo para acabar com as rachaduras nos pés de forma rápida e eficaz.


5 Passos Simples para Acabar com Rachaduras, Gretas nos Pés Rápido? 

Tratamento rápido para Rachaduras nos Pés em 5 passos simples:

1. Faça um Banho de Pés

Mergulhe seus pés em água morna por 15-20 minutos. Isso amolecerá a pele e facilitará a remoção das células mortas. 

Pode optar por usar um massageador de banho de spa para o seu banho de pés usufruindo também de todos os benefícios (promove a circulação sanguínea, melhora a qualidade do sono e alivia a fadiga dos pés) que este aparelho proporciona enquanto faz o seu banho de pés. Click na imagem para ver as carateristicas.



2. Faça uma Esfoliação da pele

Para obter resultados mais rápidos vamos optar por uma esfoliação mecânica: 

O kit de artigos da imagem tem todos os utensilios que necessita para esta tarefa e é uma opção interessante e barata. Para ver mais características click na imagem.


Kit de tratamento de calcanhar gretado


Como fazer a esfoliação com este Kit:

  1. Após o banho de pés faça esfoliação com uma lima de inox. 
  2. De seguida use o removedor elétrico de peles com uma lixa de menor gramagem se a pele ainda estiver espessa e vá diminuindo a gramagem da lixa é medida que vai ficando menos espessa e assim também dá um acabamento mais profissional à pele. 

Nota: A pele deve ficar toda nivelada e deve remover a pele gradualmente.  Não remova demasiada pele de uma só vez, pois pode causar um ferimento ou colocar a pele muito sensível.

As esfoliações regulares são importantes para remover as camadas mais externas da pele e se conseguir hidratar melhor a pele. Inclua a esfoliação dos pés na sua rotina de higiene. Ao remover as células mortas da pele, você promove a suavidade e previne a acumulação de pele morta que pode levar às gretas ou rachaduras. 


3. Hidratação Profunda

Uma das medidas mais importantes para tratar rapidamente as rachaduras ou gretas nos pés é a hidratação profunda e o passo anterior é essencial para que a pele consigua ser bem hidratada.

Use um creme hidratante rico em ureia, vaselina ou lanolina. Aplique o creme generosamente, especialmente nas áreas rachadas, e faça isso pelo menos duas vezes ao dia. Isso ajuda a amaciar a pele e a acelerar o processo de cicatrização.

Se já tem fissuras, calcanhares gretados ou rachados o uso de um creme reparador é certamente a melhor opção para aplicar após a esfoliação. Na imagem seguinte tem um exemplo de creme de uréia 25% e ácido lático que promove a reparação da pele, hidrata e nutre com efeitos rápidos para este problema. Para ver mais características click na imagem. 

 


4. Tratamento Noturno Intensivo

Fazer hidratação dos pés antes de dormir é uma das melhor formas de hidratar a pele dos seus pés.  Para isso aplique uma camada espessa de creme hidratante nos pés, especialmente no calcanhar. Coloque meias de algodão limpas e deixe o creme agir durante a noite. Isso ajuda a reter a humidade e suavizar a pele. 

Em alternativa às meias de de algodão e para obter um resultado melhor pode usar meias especificas para hidratação de calcanhares. Click na imagem para ver mais características.


Evite exposição excessiva dos seus pés a ambientes secos e quentes, como também a banhos prolongados de água quente pois vão contribuir para que a pele fique seca e desidratada. 

5. Evite Calçados Inadequados

O uso de calçados apertados ou de má qualidade pode piorar as rachaduras nos pés. Opte por calçados confortáveis que não causem atrito. Lembre-se de que a prevenção é crucial para evitar recorrências.

Normalmente as sapatilhas de corrida tem as características adequadas para a prevenção deste problema pois são confortáveis e possuem amortecimento extra, diminuindo assim a pressão no calcanhar e o risco da pele rachar. Selecionamos dois modelos com as propriedades mais adequadas á prevenção deste problema. Para ver mais características click na imagem.

 

Consulte um profissional

Se as rachaduras persistirem ou causarem desconforto significativo, é aconselhável procurar um podologista. Eles podem oferecer tratamentos mais avançados, como prescrição de cremes medicamentosos ou procedimentos profissionais.

Com a combinação certa de cuidados e paciência, é possível acabar com as rachaduras nos pés de forma rápida. Não negligencie a saúde dos seus pés, pois eles desempenham um papel fundamental em sua mobilidade e bem-estar geral. Siga este guia e desfrute de pés suaves e saudáveis novamente.

Share this post
Arquivar
Como remover calo com núcleo?
Para remover um calo com núcleo a sequência de procedimentos de tratamento será idêntico ao tratamento de calos profundos.