Unhas Encravadas: Causas, Sintomas e Tratamento

Unhas Encravada​s: Causas, Sintomas, Prevenção e Tratamento


I. O que é uma unha encravada ou onicocriptose 

As unhas encravadas, também conhecidas por onicocriptose, são uma condição em que a unha cresce para dentro da pele adjacente, em vez de crescer por cima dela. Esta situação ocorre frequentemente na borda do dedo grande do pé e pode ser dolorosa e desconfortável.

Termo Médico para Unhas Encravadas

Na terminologia médica, uma unha encravada é referida como onicocriptose. Compreender este termo pode ser útil quando se discute o problema com profissionais de saúde ou pesquisar informação mais tecnica sobre o assunto.

Importância de Abordar o Problema

Ignorar uma unha encravada pode levar a complicações graves, como infeção do dedo, tornando fundamental resolver o problema. Vamos explorar os pormenores desta condição e a melhor forma de lidar com ela.

II. Causas e Fatores de Risco das Unhas Encravadas

As unhas encravadas podem surgir devido a várias razões, tais como cortar as unhas de forma inadequada, usar calçado apertado (pressão) ou devido à forma hereditária das unhas. 

Alguns fatores, como a diabetes ou má circulação sanguínea, podem aumentar o risco de desenvolver unhas encravadas.

Sinais e Sintomas de Unhas Encravadas

Reconhecer os primeiros sinais de uma unha encravada é essencial para intervir atempadamente. Estes sintomas podem incluir inflamação, inchaço, dor e, por vezes, a libertação de pus.unhas encravadas Causas e Fatores de Risco



III. Como tratar uma Unha Encravada

Como Tratar Casos Ligeiros de Unhas Encravadas em Casa

Para casos ligeiros de unhas encravadas, existem algumas acções que pode fazer em casa para aliviar o desconforto:

Material que podera ser necessário: 

        • Kit de tratamento de unhas - Kit de tratamento de unhas (alicate de pontas, corta unhas, afastador e lima). Lembre-se de desinfetar sempre os utensílios antes de usar. Caso esteja interessado em adquirir ou ver as características deste kit click na imagem para aceder aos artigos no site oficial.


  • Mergulhar o pé afetado em água morna e sabão para amaciar a unha, desinfete o dedo e depois levante gentilmente a parte da unha encravada. Verifique se existe uma terminação pontiagudada unha que esteja a perfurar o dedo.


  • Caso exista uma terminação pontiaguda da unha que esteja a perfurar o dedo, pode cortar ligeiramente essa ponta da unha com um alicate de pontas compridas (alicate vermelho da imagem) e limar para arredondar essa parte da unha, deve também aliviar a pressão para que a unha consiga crescer sem se voltar a intruduzir no dedo causando uma ferida traumatica.

   

  • Se já existir ferimento deve desinfetar o local com uma solução antiséptica e manter o local sempre seco e sem pressão. 
  • No final levante gentilmente a parte da unha que estava encravada deixe secar a unha nessa posição, para que fique mais aberta. Este procedimento pode ajudar a reduzir o desconforto. Pode usar um secador de cabelo para o processo de secagem ser mais rápido.
  • Se os sintomas de unha encravada persistirem deve consultar um profissional de saúde como uma calista para ser observado e tratar o seu caso.  

Quando Procurar Ajuda Profissional

Em casos de dúvida ou casos mais graves, em que já existe inflamação do dedo ou até mesmo infecção é fundamental consultar um profissional de saúde. Podem ser sugeridos tratamentos como a remoção parcial da unha ou o uso de antibióticos para tratar infeções associadas.

Tratamentos Médicos Disponíveis

Os tratamentos médicos para unhas encravadas incluem a remoção parcial da unha, excisão da unha e do tecido adjacente e, em alguns casos, o uso de antibióticos para controlar infeções. O profissional de saúde determinará o tratamento mais adequado para a situação.

IV. Prevenção de Unhas Encravadas

Como podemos pervenir as unhas encravadas?

  • Cuidados Adequados com as Unhas

A prevenção é sempre mais eficaz do que a cura. 

    • Cortar as unhas de forma reta e evitar cortá-las demasiado curtas pode ajudar a prevenir unhas encravadas. 
    • Uma hegiene adequada das unhas também previne infeções que levam a deformações das unhas. O uso de uma escova com cerdas de dureza media é a estrategia mais adequada para assegura que as unhas dos pés ficam bem limpas. Click na imagem para aceder aos artigos e suas carateristicas.

escova de unhas

  • Escolha de Calçado Adequado

    • Usar sapatos confortáveis e de tamanho adequado é essencial. Calçado apertado e estreito pode agravar o problema, por isso opte por calçado que ofereça espaço suficiente para os dedos dos pés tanto em largura como em cumprimento. 
    • Alterne de calçado frequentemente e até mesmo durante o dia, por exemplo: um bom hábito a adoptar é sempre que chegar a casa retire o calçado e calce uns chinelos arejados.  Click na imagem para aceder aos artigos e suas carateristicas.


  • Ajustes no Estilo de Vida

Se enfrenta problemas recorrentes com unhas encravadas é fundamental fazer os  ajustes sugeridos anteriormente e também no seu estilo de vida, como manter um peso saudável e controlar condições médicas subjacentes.

V. Complicações de uma Unha Encravada

Negligenciar uma unha encravada pode levar a complicações como celulite, uma infeção da pele, ou um abcesso, que é uma acumulação de pus.

É essencial lidar com unhas encravadas de forma atempada para evitar essas complicações e garantir uma recuperação rápida.

Conclusão

Em suma, as unhas encravadas são um problema comum e frequentemente doloroso que pode levar a complicações graves se não forem tratadas adequadamente. 

Ao compreender as causas, sintomas e opções de tratamento disponíveis, é possível gerir eficazmente as unhas encravadas. Lembre-se de cuidar das suas unhas, escolher calçado adequado e procurar ajuda profissional quando necessário para garantir que os seus pés permaneçam saudáveis e sem dor.

Perguntas Frequentes

1. É seguro tentar remover uma unha encravada em casa?

Geralmente, não é recomendável tentar remover uma unha encravada sozinho, especialmente se houver sinais de infeção. Consulte um profissional de saúde como uma calista para um tratamento seguro e eficaz.

2. Como posso prevenir o surgimento de unhas encravadas?

Pode prevenir unhas encravadas cortando as unhas de forma reta, usando sapatos confortáveis e evitando o excesso de humidade em torno dos dedos dos pés.

3. As unhas encravadas são uma condição médica grave?

Embora as unhas encravadas possam ser dolorosas, podem levar a complicações graves se não forem tratadas, portanto é essencial lidar com alguma urgência.

4. Qual é a melhor forma de aliviar a dor de uma unha encravada em casa?

Mergulhar o pé em água morna e sabão e levantar gentilmente a borda encravada pode proporcionar algum alívio, mas consulte um profissional se não sentir alivio dos sintomas ou se ficar pior.

5. As unhas encravadas podem ser hereditárias?

Sim, a forma e a estrutura das unhas podem ser hereditárias, aumentando o risco de desenvolver unhas encravadas. É importante estar ciente deste fator, pois pode ser um motivo adicional para a ocorrência deste problema nas suas unhas. Para mais informações sobre como tratar unhas encravadas ou para esclarecer qualquer dúvida adicional, consulte um profissional de saúde. Lembre-se sempre de cuidar bem dos seus pés e unhas para evitar o desconforto das unhas encravadas.


Share this post
Arquivar
Como saber se tenho calos nos pés?
Mas como saber se temos calos nos pés? Neste guia, abordaremos os sinais e sintomas comuns dos calos, as causas subjacentes e como lidar com eles.